CRESCIMENTO DEFICIENTE PODE SER GENÉTICO

OBESO E A SAÚDE

6 de maio de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA – NUTRIÇÃO: A REFEIÇÃO EM FAMÍLIA ESTÁ RELACIONADA COM A SAÚDE NUTRICIONAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES,


CRIANDO HÁBITOS SAUDÁVEIS, DISCIPLINANDO E PROMOVENDO A CONFRATERNIZAÇÃO. AJUDA A EVITAR HÁBITOS QUE PODERÃO COMPROMETER A QUALIDADE DE VIDA, INCLUINDO PROBLEMAS DE EXCESSO DE PESO, OBESIDADE E TRANSTORNOS ALIMENTARES.

As refeições familiares podem agir como fator de proteção para muitos problemas nutricionais relacionada à saúde na infância e adolescência, incluindo problemas de excesso de peso, obesidade e transtornos alimentares. Estudos mostram que crianças e adolescentes que comem com seus pais pelos menos três vezes por semana têm 12% menos chances de ficarem acima do peso. Além disso, 20% deles comem menos comidas consideradas não saudáveis como fast food, 35% têm menos probabilidades de apresentarem problemas com relação à alimentação, como pular refeições ou comer excessivamente, e 24% comem mais verduras, hortaliças e outros alimentos saudáveis. Este velho hábito de se sentar á mesa para realizar as refeições está cada vez mais sendo esquecido com o passar dos anos. Atualmente com a correria do dia a dia cada integrante da família almoça e janta em horários diferentes, e com o passar do tempo, os filhos adquirem hábitos não saudáveis. 
Enfim, eles acabam almoçando na frente da TV, do computador e nem percebem o que estão comendo naquele momento, acabam ganhando um aumento de peso, sobrepeso, obesidade infanto juvenil e adolescente além dos quilos extras que podem afetar a autoestima e causar problemas de saúde, como doenças do coração e diabetes mellitus tipo 2. As refeições em família estão ligadas a uma melhor nutrição, as famílias acabam escolhendo alimentos mais saudáveis e menos calóricos. Há um maior consumo de verduras, legumes e frutas, conseqüentemente menos deficiência nutricional. Mas, o que todos deveriam saber é que o hábito de fazer as refeições em família traz benefícios tanto para a saúde física quanto mental. Uma pesquisa realizada pelo governo do Reino Unido constatou que crianças que realizam regularmente as refeições com seus pais têm o dobro de chance de tirar notas boas no colégio. Pena que esse é um hábito que está saindo cada vez mais do ritmo de vida dos brasileiros. Já que uma refeição em família faz estimular a união, o diálogo e a cumplicidade entre pais e seus filhos e conseqüentemente aumenta a qualidade da alimentação.

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neuroendocrinologista
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930

Como Saber Mais:
1. Hábito de fazer as refeições em família traz benefícios para a saúde física?
http://aterosclerose.blogspot.com/

2. As refeições em família estão ligadas a uma melhor nutrição?
http://nutricaocontrolada.blogspot.com/


3. Crianças que não comem junto com a família tem mais chances de serem obesos?
http://esteatosehepatica.blogspot.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.


Referências Bibliográficas:
Amber J. Hammons; Barbara H. Fiese. Is Frequency of Shared Family Meals Related to the Nutritional Health of Children and Adolescents? Pediatrics Volume 127, Number 6, June 2011. Published online May 2, 2011; DOI: 10.1542/peds. 2010-1440.

Seguir no Google Buzz